Como acabo de decidir o meu projeto de pesquisa de mestrado

Santahelena
3 min readMar 15, 2019

--

Somos diverso, somos diversos: o resultado de múltiplas conexões neurais que fluem na forma da nossa identidade.

Eu sempre fui profundamente apaixonado por neurociência. Sempre me interessou muito. Devorei muitos dos livros que dissertam sobre neurociência e comportamento humano.

Ao mesmo tempo que ela me instiga, me assusta pra caramba também. Um universo incrível e imenso que me inspira e me deixa intrigado quase que na mesma medida. Pensar nisso me arrepia. Me faz ficar sem chão por alguns segundos.

Mas sempre foi um tema meio que paralelo. Que me cativava mas no qual eu não me aprofundava de verdade. Por isso, é algo que me tira totalmente da minha zona de conforto. De tudo que eu estudei e no que me especializei até hoje. É como adentrar em uma área totalmente densa, escura e desconhecida de uma floresta enorme da qual conheço bem apenas uma parte.

E é exatamente por isso tudo que acabo de tomar uma grande decisão: meu projeto de pesquisa de mestrado será neste campo enigmático e emocionante de aprendizagem.

Eu decidi investigar e estudar essa incrível janela de oportunidade da fertilidade cognitiva humana que acontece de 0 a 6 anos.

Entre alguns outros estímulos e inquietudes que vem se somando em minha cabeça e no meu peito, a pesquisa rápida que fiz aqui no Linkedin me ajudou muito. Muitos amigos Linkedianos sugeriram que meu projeto de pesquisa fosse sobre educação e aprendizagem.

Este é um tema que consegue convergir diversas pontas “soltas” que me envolvem, me inquietam e me definem:

• Minha atuação como autor pois o meu desejo é justamente me enveredar por temas e abordagens cada vez menos práticas e ferramentais para reflexões mais íntimas e viscerais. Um caminho na direção do qual eu sinto que já comecei a me enveredar com o Truthtelling (se você comparar o meu primeiro livro com ele fica nítido esse processo de migração) mas que ainda enxergo nas minhas visões de futuro um campo de migração e progressão enorme.

• Minha atuação como professor e educador, que é a minha segunda paixão de atividade, depois de escrever livros.

• Minha atuação como estudante-mestrando-pesquisador pois este é um tema profundamente relevante pra mim, que mexe comigo, pelo qual acredito que valha a pena dedicar não somente os dois anos desse mestrado mais décadas a frente em doutorado e pós-docs que planejo fazer.

• Minha atuação hoje na Petrobras com o movimento “Vamos Inventar? Uma Jornada pelo Conhecimento” tendo como grande desafio e meta estimular o surgimento de novos cientistas no Brasil.

• E por último mas talvez um dos mais importantes: minha atuação como pai de uma menina incrível de quase dois anos.

E aí, vocês acham que sou meio louco de, como comunicólogo e publicitário, decidir estudar este campo tão desafiador e enigmático?

Me ajuda?

Raul Santahelena é autor dos livros

“Muito Além do Merchan: como enfrentar o desafio de envolver as novas gerações de consumidores” (Ed. Elsevier, 2012) LEIA AQUI

“Truthtelling: por marcas mais humanas, autênticas e verdadeiras” (Ed. Voo, 2018) LEIA AQUI

“Ou Soma Ou Some: empreenda com propósito elevado e lucro consciente” (Em breve)

  • Professor de Branding Planning na Miami Ad School / ESPM.
  • Mestrando em Gestão da Economia Criativa na ESPM com o projeto de pesquisa “A janela de oportunidade da fertilidade cognitiva humana”.
  • Gerente de Publicidade e Mídia na Petrobras.

--

--

Santahelena

Writer, author; Professor of Deepmeaning Brandbuilding; Digital & Content Executive;